Valências

Valências

Centro Paroquial de Regueira de Pontes

O Centro Social Paroquial de Regueira de Pontes desenvolve atividades em prol da Paróquia e da causa social, que vão desde a identificação das necessidades da comunidade até à resposta integrada a essas necessidades, através dos serviços de solidariedade social.

O objetivo principal é encontrar soluções para a melhoria das condições de vida dos idosos e das suas famílias, assegurando a satisfação básica das suas necessidades reais.

As suas atividades incluem:

Serviço de Apoio domiciliário a Idosos

a) Prestar cuidados de ordem física e apoio psicossocial aos idosos e famílias, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar;
b) Dar oportunidade aos idosos de continuarem inseridos no seu meio habitual de vida, rodeados dos seus afetos e bens pessoais;
c) Contribuir para a melhoria das condições de vidas dos idosos e das suas famílias;
d) Evitar o isolamento dos idosos, procurando promover a relação intrafamiliar e o convívio social, e uma relação de afeto com os colaboradores;
Fornecimento de refeições às escolas da freguesia
Trata-se de um atividade suplementar que surge pela necessidade sentida pela junta de freguesia de Regueira de Pontes de fornecer refeições aos alunos das escolas básicas, sendo para o Centro uma forma de obter rendimentos suplementares para fazer face às necessidades de tesouraria sentidas no desenvolvimento da atividade de apoio domiciliário.

Centro de Convívio

Através desta valência pretende-se desenvolver as atividades ocupacionais, proporcionando aos utentes momentos de convívio e atividades de animação, cujos programas são revistos trimestralmente.

A instituição e a envolvente

O Centro Social Paroquial de Regueira de Pontes tem como objetivo central o desenvolvimento de projetos, programas e ações que contribuam para o progresso, o desenvolvimento e o bem-estar dos cidadãos.
Prossegue com determinação em prol da paróquia e da causa social, cooperando com todas as instituições, no sentido de encontrar respostas às situações que vão surgindo no dia-a-dia da comunidade.
No desenvolvimento das atividades de apoio domiciliário, o Centro Social Paroquial de Regueira de Pontes, contribui para a melhoria das condições de vida e assegura a satisfação básica das necessidades dos idosos e das suas famílias.

Recursos Humanos

Os recursos humanos do Centro Social Paroquial de Regueira de Pontes são compostos por 9 pessoas, uma Diretora Técnica, uma Educadora Social, duas Auxiliares de Serviços Gerais, duas Ajudantes de Ação Direta, três Ajudante de Cozinha e uma Cozinheira.

Além deste quadro de pessoal destaca-se o constante apoio dos órgãos diretivos que, não auferindo remuneração, são responsáveis pelas funções de planeamento administrativo-financeiro, e apoiam no desenvolvimento das atividades ocupacionais.

Instalações e equipamento

O Centro Social Paroquial de Regueira de Pontes, não tem instalações próprias, utilizando as instalações cedidas pela Fabrica da Igreja Paroquial de Regueira de Pontes, sitas no Largo da Igreja, nº 86, em Regueira de Pontes.
Desta forma, a instituição decidiu apostar na elaboração de um projeto de investimento visando construir um edifício destinado a instalar as valências de Residencial para Idosos, Apoio Domiciliário, Centro de Dia, Creche e Centro de Atividades de Tempos Livres para Crianças, que lhe permitirá melhorar a oferta, potenciando assim estes serviços, conforme passaremos a descrever.

Caracterização do Projecto

ENQUADRAMENTO NOS OBJETIVOS DA REGIÃO
Reconhecemos que o projeto do Centro Social e Paroquial de Regueira de Pontes vai de encontro aos objetivos de Desenvolvimento, designadamente no objetivo operacional “Dinamização das zonas rurais” onde é referida a necessidade de apoiar os utentes e as famílias. Objetivo este inserido no Objetivo Específico de proporcionar “Serviços básicos para a população geral” e num objetivo estratégico mais abrangente de “Melhoria da qualidade de vida”.
Ao capacitar o Centro com as novas valências, aumenta a acessibilidade da população a serviços essenciais à comunidade em função das necessidades identificadas no diagnóstico da estratégia local de desenvolvimento, e irá também beneficiar a comunidade no sentido de manter e aumentar os postos de trabalho existentes, não aumentando o nível de desemprego.

Posicionamento

O Centro Social Paroquial de Regueira de Pontes insere-se numa freguesia com 304 anos, essencialmente rural, cujas atividades principais desde sempre estiveram ligadas ao setor primário.
A freguesia tem uma população que, como no resto do país, está cada vez mais envelhecida, aumentando cada vez mais o número de idosos com necessidade de apoio domiciliário, que procuram a satisfação das necessidades básicas de alimentação e higiene, e muitas vezes também um pouco de companhia, evitando o isolamento a que muitos estão votados.
Descrição do Investimento
Como atrás mencionado, o Centro Social Paroquial de Regueira de Pontes presta cuidados de ordem física e psicossocial aos seus utentes, procurando suprir as suas necessidades do dia-a-dia. Na maioria dos casos este objetivo é conseguido. No entanto, atenta às necessidades da comunidade, a instituição percebeu que poderá não só apoiar os idosos como também proporcionar apoio aos mais jovens, melhorando a qualidade de vida das famílias.