História
O Centro Social Paroquial de Regueira de Pontes, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social com sede em Regueira de Pontes, concelho de Leiria.
O Centro Social Paroquial de Regueira de Pontes é uma instituição particular de solidariedade social de natureza fundacional criada por iniciativa do Conselho Económico Paroquial e ereta canonicamente por decreto do Bispo da Diocese de Leiria-Fátima. Tem a sua sede na Freguesia de Regueira de Pontes, Concelho e Distrito de Leiria.
Foi fundada em 16 de junho 1969, fruto do esforço de um grupo de pessoas da comunidade, especialmente o pároco, que foi um forte impulsionador na criação da mesma, como forma de responder às necessidades dos idosos e doentes da freguesia que recorriam aos serviços de instituições de freguesias limítrofes. Perante a dificuldade de avançar com a construção de novas instalações, contando com a colaboração do Conselho Económico Paroquial, pessoas individuais da paróquia e de fora dela, foram realizadas obras no Centro Pastoral de Regueira de Pontes para que reunisse as condições físicas exigidas para o início de atividade. Estas obras proporcionaram uma espaçosa cozinha, salas de arrumos, uma lavandaria, um gabinete e sanitários.
A 15 de julho de 2006, o Centro Social iniciou a sua atividade com a resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário. Mais tarde, nesse mesmo ano, iniciou-se o fornecimento de refeições aos alunos do Jardim de Infância e Escolas do 1º Ciclo da Freguesia de Regueira de Pontes.
Tendo presente o objetivo de apoiar a população idosa, fazer mais e melhor, a 1 de fevereiro de 2010, foi inaugurada uma nova resposta social: o Centro de Convívio.
No dia 4 de dezembro de 2017 foi constituída a Liga de Amigos, tendo por objetivo prioritário a realização de uma campanha para angariação de fundos. A Liga de Amigos do Centro Social Paroquial de Regueira de Pontes, é constituída por todas as pessoas, singulares ou coletivas, que se proponham colaborar na prossecução das atividades do Centro Social Paroquial de Regueira de Pontes.
Com a conclusão da construção do novo Edifício sede, o dia 1 de março de 2020, representa um marco histórico na vida da Instituição alterando significativamente a sua dimensão e a sua abrangência, tendo iniciado a utilização das novas instalações, com a implantação das novas valências de Creche, Centro de Dia e Estrutura Residencial para Pessoas Idosas.
Em setembro de 2022 em articulação com a Associação de Pais e Encarregados de Educação, deu início à CAF – Componente de Apoio à Família, com conjunto de atividades que asseguram o acompanhamento dos alunos do 1º ciclo antes e/ou depois da componente letiva e de enriquecimento curricular, bem como durante os períodos de interrupção letiva.
A 5 de abril de 2023, o Centro Social Paroquial de Regueira de Pontes, no âmbito do Acordo de Cooperação celebrado com o Município de Leiria, passou a desenvolver atividades de Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) e Apoio Social a indivíduos e/ ou famílias em situação de vulnerabilidade social. Numa lógica de descentralização, a ação do SAAS/CSPRP abrange toda a população das freguesias, Amor; Bajouca; Coimbrão, Milagres, Regueira de Pontes, União de Freguesias de Monte Real e Carvide; União de Freguesias de Monte Redondo e Carreira, União de Freguesias do Souto da Carpalhosa e Ortigosa, através de uma equipa multidisciplinar que tem como finalidade potenciar as sinergias com a comunidade e desenvolver uma intervenção de proximidade, imediata e oportuna.
Em abril de 2024, O CSPRP começa a dinamização de uma nova resposta social, o CAFAP. O CAFAP (Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental) é um serviço de apoio especializado às famílias com crianças e jovens, vocacionado para a prevenção e reparação de situações de risco psicossocial mediante o desenvolvimento de competências parentais, pessoais e sociais das famílias. Esta resposta social é regulamentada pela portaria 139/2013 de 2 de abril. É um serviço complementar às respostas sociais da área da Infância existentes na Instituição, bem como à Equipa de Ação Social denominada SAAS Norte, que tem a sua intervenção nas freguesias da zona Norte do Concelho, nomeadamente freguesia de Coimbrão, Bajouca, Monte Redondo e Carreira, Monte Real e Carvide, Regueira de Pontes, Milagres e Amor e Concelho de Pombal, de molde a desenvolver um trabalho multidisciplinar, integrado, interativo intra e interinstituição, com a comunidade, visando promover uma intervenção de sucesso junto das crianças, jovens e suas famílias.
Atividades Principais
a) Apoio à Primeira Infância, através de Creche, Infantário e Jardim de Infância, incluindo as crianças e jovens em perigo;
b) Apoio à Segunda Infância, através de Atividades de Tempos Livres (ATL) ou outras;
c) Apoio à Juventude, facultando-lhes Cursos de Formação Profissional que lhes proporcione entrar no mundo do trabalho, ou outros programas;
d) Apoio à família;
e) Apoio às pessoas idosas, através de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Centro de Dia, Centro de Convívio e Apoio Domiciliário, ou outras;
f) Apoio às pessoas com deficiência e incapacidade;
g) Apoio à integração social e comunitária;
h) Proteção social dos cidadãos nas eventualidades da doença, velhice, invalidez e morte, bem como em todas as situações de falta ou diminuição de meios de subsistência ou de capacidade para o trabalho;
i) Prevenção, promoção e proteção da saúde, nomeadamente através da prestação de cuidados de medicina preventiva, curativa, de cuidados continuados e de reabilitação e assistência medicamentosa;
j) Resolução dos problemas habitacionais das populações;
k) Outras respostas sociais, não incluídas nas alíneas anteriores, desde que contribuam para a efetivação dos direitos sociais dos cidadãos.
