Respostas Sociais
Centro Paroquial de Regueira de Pontes
O Centro Social Paroquial de Regueira de Pontes desenvolve atividades em prol da Paróquia e da causa social, que vão desde a identificação das necessidades da comunidade até à resposta integrada a essas necessidades, através dos serviços de solidariedade social.
O objetivo principal é encontrar soluções para a melhoria das condições de vida dos idosos e das suas famílias, assegurando a satisfação básica das suas necessidades reais.
As suas atividades incluem:
Serviço de Apoio domiciliário a Idosos
- Capacidade para 42 idosos
O Serviço de Apoio Domiciliário tem como objetivo principal de oferecer soluções de melhoria das condições de vida dos idosos e das suas famílias, assegurando a satisfação básica das suas necessidades reais. Uma resposta a todos aqueles que pretendem permanecer em sua casa.
Os serviços são prestados num clima de segurança afetiva, física e psíquica, baseados no desenvolvimento de um atendimento individual e personalizado do Cliente, com os colaboradores da Instituição.
A nossa intervenção é pautada por critérios de qualidade, valorizando uma forte ligação com o Cliente e, sempre que possível, com o seu familiar próximo; promovendo relações cordiais e afetivas entre todas as pessoas que integrem o processo.
Centro de Dia
- Capacidade para 30 idosos
O Serviço de Apoio Domiciliário tem como objetivo principal de oferecer soluções de melhoria das condições de vida dos idosos e das suas famílias, assegurando a satisfação básica das suas necessidades reais. Uma resposta a todos aqueles que pretendem permanecer em sua casa.
Os serviços são prestados num clima de segurança afetiva, física e psíquica, baseados no desenvolvimento de um atendimento individual e personalizado do Cliente, com os colaboradores da Instituição.
A nossa intervenção é pautada por critérios de qualidade, valorizando uma forte ligação com o Cliente e, sempre que possível, com o seu familiar próximo; promovendo relações cordiais e afetivas entre todas as pessoas que integrem o processo.
ERPI – Estrutura Residencial para Pessoas Idosas
- Capacidade para 63 idosos
A Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, foi concluída em fevereiro de 2020. Trata-se de um edifício que alia a excelência das infraestruturas à qualidade humana dos colaboradores da Instituição, conseguindo deste modo oferecer condições e serviços que possibilitem uma melhor qualidade de vida aos nossos clientes.
Com capacidade para 63 Clientes, alojados em 35 quartos, todos com amplas dimensões e instalação sanitária, ar condicionado, televisão, telefone e sistema de chamada de emergência. Dispomos de espaços de lazer interiores e exteriores, onde a equipa de animação e fisioterapia desenvolvem diversas atividades.
O nosso serviço de saúde é formado por uma médica, quatro enfermeiras e farmacêuticas que garantem todo o apoio necessário.
Creche
- Capacidade para 70 crianças
Destina-se a crianças dos 3 meses aos 3 anos de idade e está equipada com berçário, 2 salas dos 12 aos 24 meses, 2 sala dos 24 aos 36 meses e refeitório.
É uma resposta social de natureza socioeducativa, vocacionada para o apoio à família e à criança, destinada a acolher crianças até aos 3 anos de idade, durante o período correspondente ao impedimento dos pais ou de quem exerça as responsabilidades parentais.
Assegura a prestação de serviços e desenvolvimento de atividades adequadas à satisfação das necessidades, interesses e idade da criança, orientados pelo atendimento individualizado, de acordo com as suas capacidades e competências especificas, designadamente:
a) Desenvolvimento de atividades pedagógicas e lúdicas;
b) Acompanhamento familiar;
c) Repouso e alimentação;
d) Prestação de cuidados de higiene e conforto;
e) Acompanhamento a visitas ao exterior;
f) Atividades de porta aberta;
- Creche Feliz – Rede de Creches Gratuitas
São ainda promovidas periodicamente, atividades que fomentam o relacionamento entre gerações, das crianças da creche e dos seniores das outras respostas sociais da instituição.
SAAS – Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social
O Centro Social Paroquial de Regueira de Pontes, no âmbito do Acordo de Cooperação celebrado com o Município de Leiria, celebrado em março de 2023, desenvolve as atividades de Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS). O SAAS consiste num atendimento de primeira linha que procura responder eficazmente às situações de crise e/ou de emergências sociais, bem como num acompanhamento social destinado a assegurar o apoio técnico, tendo em vista a prevenção e resolução de problemas sociais.
Numa lógica de descentralização, a ação do SAAS/CSPRP abrange toda a população das freguesias, Amor; Bajouca; Coimbrão, Milagres, Regueira de Pontes, União de Freguesias de Monte Real e Carvide; União de Freguesias de Monte Redondo e Carreira, União de Freguesias do Souto da Carpalhosa e Ortigosa, através de uma equipa multidisciplinar que tem como finalidade potenciar as sinergias com a comunidade e desenvolver uma intervenção de proximidade, imediata e oportuna.
O SAAS tem como objetivos:
- Este projeto que constitui uma estrutura local com a finalidade e responsabilidade criar a proximidade de acesso.
- Informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequadas a cada situação;
- Apoiar em situações de vulnerabilidade social;
- Contribuir para a aquisição e ou fortalecimento das competências das pessoas e famílias, promovendo a sua autonomia e fortalecendo as redes de suporte familiar e social;
- Assegurar o acompanhamento social do percurso de inserção social;
- Mobilizar os recursos da comunidade adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional.
CAFAP – Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental
- Capacidade para 40 famílias
O CAFAP (Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental) é um serviço de apoio especializado às famílias com crianças e jovens, vocacionado para a prevenção e reparação de situações de risco psicossocial, na zona norte do Concelho de Leiria e no concelho de Pombal, mediante o desenvolvimento de competências parentais, pessoais e sociais das famílias. Esta resposta social é regulamentada pela portaria 139/2013 de 2 de abril.
Numa perspetiva de complementaridade às respostas de intervenção social e comunitária existentes no Concelho de Leiria e Pombal, nomeadamente na área da infância e juventude, sentiu-se a necessidade de criar um serviço especializado na área da intervenção social e comunitária, criando assim mais um recurso à comunidade, numa zona geográfica caraterizada por ser zona problemática.
É um serviço complementar às respostas sociais da área da Infância existentes na Instituição, bem como à Equipa de Ação Social denominada SAAS Norte, de molde a desenvolver um trabalho multidisciplinar, integrado, interativo intra e inter instituição, com a comunidade, visando promover uma intervenção de sucesso junto das crianças, jovens e suas famílias.
Outros serviços:
- CAF – Componente de Apoio à Família
É o conjunto de atividades que asseguram o acompanhamento dos alunos antes e/ou depois da componente letiva e de enriquecimento curricular, bem como durante os períodos de interrupção letiva. Destina-se a alunos do 1.º Ciclo.
A frequência da CAF é paga pelas famílias e é promovida pelo Centro Social Paroquial de Regueira de Pontes em articulação da Associação de Pais e Encarregados de Educação.
A CAF tem por objetivo apoiar as escolas e os encarregados de educação, no horário não letivo, através de atividades-pedagógicas específicas, no apoio aos TPC´s e assenta na ideia de que este é o espaço e o tempo da criança, onde ela poderá fazer atividades pouco estruturadas, mas organizadas, lúdicas e pedagógicas.
- Serviço de Fornecimento de Refeições às Escolas do Ensino Pré-Escolar e 1º ciclo
O Serviço de Fornecimento de Refeições é realizado pelo Centro Social, através de protocolo celebrado com o Município de Leiria. O serviço de fornecimento de refeições em refeitórios escolares visa assegurar uma alimentação equilibrada e adequada às necessidades dos alunos do Pré-Escolar e 1º Ciclo das escolas da Freguesia de Regueira de Pontes. Visa ainda a qualidade dos serviços na área da alimentação/nutrição, fornecendo uma refeição quente e equilibrada nutricionalmente, tornando os refeitórios escolares em espaços educativos e promotores de saúde, assegurando um serviço de qualidade e segurança alimenta, controlado com os procedimentos ao abrigo do HACCP.
Recursos Humanos
Os recursos humanos do Centro Social Paroquial de Regueira de Pontes são compostos por um quadro técnico, auxiliar e administrativo diversificado com 1 Diretora de Serviços, 2 técnicas de contabilidade; 1 responsável pelo economato; 1 motorista; 1 técnico de manutenção; 2 Diretora Técnica, 3 assistentes sociais, 2 psicóloga, 3 educadoras sociais, 1 medica; 4 enfermeiras, 4 educadoras de infância, 7 auxiliares de ação educativa; 11 auxiliares de serviços gerais, 33 ajudantes de ação direta, 4 cozinheiras e 7 ajudantes de cozinha.
Além deste quadro de pessoal destaca-se o constante apoio dos órgãos diretivos que, não auferindo remuneração, são responsáveis pelas funções de planeamento administrativo-financeiro e apoiam no desenvolvimento das atividades ocupacionais.
Aberta e atenta à comunidade, esta instituição enquadra, no seu funcionamento regular, estágios, voluntariado e, tem particular atenção à integração e pessoas com deficiência ou incapacidade, pelo que possui 4,3% de empregos inclusivos.
Instalações e equipamento
O Centro Social Paroquial de Regueira de Pontes, tem a sua sede na Rua do Ribeiro, nº 141 Regueira de Pontes, em instalações próprias, onde funcionam todas as respostas sociais, num edifico com 3 pisos.
O CSPRP inaugurou em dezembro um novo edifício que alberga as respostas sociais SAAS e CAFAP, bem como outros serviços e projetos, a localização desta delegação é: Largo da Capela nº31; Chãs, 2415-133 Regueira de Pontes.
O CSPRP tem à disposição dos seus serviços: 3 carrinhas de 9 lugares;1 carrinha adaptada; 2 carrinhas pequenas e 3 veículos ligeiros.
Caracterização do Projecto
ENQUADRAMENTO NOS OBJETIVOS DA REGIÃO
Reconhecemos que o projeto do Centro Social e Paroquial de Regueira de Pontes vai de encontro aos objetivos de Desenvolvimento, designadamente no objetivo operacional “Dinamização das zonas rurais” onde é referida a necessidade de apoiar os utentes e as famílias. Objetivo este inserido no Objetivo Específico de proporcionar “Serviços básicos para a população geral” e num objetivo estratégico mais abrangente de “Melhoria da qualidade de vida”.
Ao capacitar o Centro com as novas valências, aumenta a acessibilidade da população a serviços essenciais à comunidade em função das necessidades identificadas no diagnóstico da estratégia local de desenvolvimento, e irá também beneficiar a comunidade no sentido de manter e aumentar os postos de trabalho existentes, não aumentando o nível de desemprego.
Posicionamento
O Centro Social Paroquial de Regueira de Pontes insere-se numa freguesia com 304 anos, essencialmente rural, cujas atividades principais desde sempre estiveram ligadas ao setor primário.
A freguesia tem uma população que, como no resto do país, está cada vez mais envelhecida, aumentando cada vez mais o número de idosos com necessidade de apoio domiciliário, que procuram a satisfação das necessidades básicas de alimentação e higiene, e muitas vezes também um pouco de companhia, evitando o isolamento a que muitos estão votados.
Descrição do Investimento
Como atrás mencionado, o Centro Social Paroquial de Regueira de Pontes presta cuidados de ordem física e psicossocial aos seus utentes, procurando suprir as suas necessidades do dia-a-dia. Na maioria dos casos este objetivo é conseguido. No entanto, atenta às necessidades da comunidade, a instituição percebeu que poderá não só apoiar os idosos como também proporcionar apoio aos mais jovens, melhorando a qualidade de vida das famílias.